Você sabe como o gênero dos substantivos é formado? Então fique aqui para aprender tudinho.
Olá, seja bem-vindo ao canal Portugu Digital. Este canal foi criado para ajudar você a aprender português definitivamente, se você ainda não me conhece, eu sou a professora Teresa Cristina, especialista em Língua Portuguesa. Se você ainda não se inscreveu no canal, faça isso agora, você vai aprender bastante aqui comigo.
Bem, existem apenas dois gêneros na Língua Portuguesa, o masculino e o feminino. E, quanto ao gênero, os substantivos podem ser biformes ou uniformes. Nos substantivos biformes, a oposição masculino/ feminino, geralmente ocorre com o uso de desinências de gênero, como -a, -esa, -essa e outras, como encontramos em menino/ menina, barão/ baronesa conde, condessa. Sapo/sapa. É isso mesmo, o feminino de sapo é sapa, não é rã, como muitos dizem por aí. Os biformes também podem ocorrer com palavras totalmente diferentes, como homem/ mulher, boi/vaca, genro/nora. Nesses casos os substantivos biformes são chamado de heterônimos, ou seja, os heterônimos não apresentam desinência de gênero, pois são formados com radicais totalmente diferentes.
Além dos biformes, há também os substantivos uniformes, que são os que apresentam apenas uma forma para os dois gêneros e a distinção se faz de maneiras diferentes.
Eles se apresentam com três classificações. Podem ser comumns de dois gêneros, quando a distinção entre os sexos se faz apenas com o artigo, como em o estudante/ a estudante, o pianista/a pianista. Há também os sobrecomuns, aqueles que se referem a ambos os sexos, como a testemunha, que pode ser tanto um homem, quanto uma mulher. O cônjuge, a vítima, a criança. Também há os substantivos epicenos, que são os substantivos uniformes que se referem a animais que têm as mesmas características, por isso, a distinção do sexo se faz com as palavras macho e fêmea. Como ocorre em o jacaré macho, o jacaré fêmea, a onça macho, a onça fêmea, a rã macho, a rã fêmea. Ah,Cuidado com os substantivos que apresentam apenas um gênero, pois, se houver erro, pode prejudicar a concordância. Alguns exemplos masculinos: o eclipse, o plasma, o sósia, o dó (nada de falar, tenho muita dó daquele homem, o certo é falar Tenho muito dó daquele homem.
Também há as palavras que são apenas femininas, Como a omelete, a sentinela, a mascote, a aguardente, a alface. Se você errar o gênero de uma palavra, pode prejudicar uma oração inteira e perder pontos preciosos em suas redações. Por exemplo, se eu disser Aquele alface estava verdinho e fresquinho, haverá três erros de concordância nominal, pois o pronome e os adjetivos têm de concordar com o gênero do substantivo. Uma vez que o certo é Aquela alface estava verdinha e fresquinha. Viram como é importante saber o gênero das palavras?