Adjetivos e locuções adjetivas
Olá, seja bem-vindo ao canal Português Digital. Este canal foi criado para ajudar você a aprender Português definitivamente. Eu sou a professora Teresa Cristina e, no vídeo de hoje, vamos tratar dos adjetivos., uma classe de palavras de muita qualidade!
Os Adjetivos são palavras consideradas modificadoras e que se referem a um substantivo ou palavra de valo substantivo e que têm função de expressar qualidades e defeitos, uma característica, um estado ou condição do ser. Eles são muito importantes, pois dão um colorido todo especial às personagens de textos narrativos, porque uma coisa é ser um homem, outra é ser um homem bom. no entanto, em suas dissertações, seja prudente e não encha seu texto com adjetivos, pois, na maioria das vezes, são desnecessários.
Bem, os adjetivos pode ser: primitivos, quando dão origem a outros adjetivos, como Feliz, bom, bonito. Também podem ser derivados, quando derivam de outro adjetivo, de um substantivo e até de um verbo. Por exemplo “bondoso”, que deriva do adjetivo “bom”, “ruidoso”, que deriva do substantivo “ruído” e “falante”, que deriva do verbo “falar”. Os adjetivos também podem ser simples ou compostos, simples quando são constituídos de um único radical, como ocorre com o adjetivo “azul”, “vermelho”, sim, porque as cores também são adjetivos. Os compostos, por sua vez, são formados por mais de um radical, como ocorre com “azul-celeste”,” vermelho-claro”.
Os adjetivos se flexionam em gênero, número e grau. Quanto ao gênero, eles acompanham o gênero dos substantivos, e podem ser Uniformes ou Biformes, Os adjetivos uniformes são aqueles que possuem apenas uma forma para os dois gêneros, por exemplo Homem leal, mulher leal, Homem jovem, mulher jovem. Os adjetivos biformes são os que têm uma forma para cada gênero, ou seja, uma forma para o gênero feminino e outra forma para o gênero masculino. Como ocorre em homem novo, mulher nova.
Na flexão de número, os adjetivos também acompanham o número do substantivo a que se referem. Assim, temos “homens sadios”, “mulheres sadias”. Quanto aos adjetivos compostos, a regra é que apenas o segundo elemento varie de acordo com o substantivo, por isso temos clínicas médico-cirúrgicas, olhos verde-claros. O adjetivo composto não varia quando um dos elementos que o forma é um substantivo, como ocorre em Vestidos cor-de-rosa, camisas amarelo-ouro. Também ficam sempre no singular os adjetivos compostos azul-celeste e azul-marinho. Fique atento ao adjetivo surdo-mudo, é uma exceção, pois pode variar os dois elementos. Por exemplo Meninas surdas-mudas, meninos surdos-mudos.
Agora a flexão de grau. Os graus dos adjetivos são três: o normal o comparativo e o superlativo. O grau normal não apresenta gradação, como em moça estudiosa, rapaz elegante. O grau comparativo, compara as qualidades de dois ou mais seres e pode ser de igualdade, superioridade ou de inferioridade.
Vamos aos exemplos?
Em Maria é tão estudiosa quanto José, temos o comparativo de igualdade.
Em Maria é mais estudiosa que (ou do que) José, temos o comparativo de superioridade.
E, em Maria é menos estudiosa que (ou do que) José, temos o comparativo de inferioridade.
Além do grau comparativo, temos o grau superlativo, que expressa a qualidade em termos de intensidade e de forma absoluta ou relativa. Sabe qual é a diferença? O superlativo absoluto só indica uma intensidade e pode ser analítico, quando é intensificado por um advérbio, como em Ela é bastante teimosa, ou Ele é muito corajoso. Já o superlativo absoluto sintético, é formado com afixos (prefixos e sufixos), por exemplo: Ele é estudiosíssimo, ou ele é hiperfino. Quando o superlativo é relativo destaca a qualidade de um ser em relação a outros seres da mesma espécie e desse jeito pode ser de superioridade e inferioridade.
Olha os exemplos:
Ele é o aluno mais estudioso da turma, ou seja, entre todos os alunos da turma, ele é o mais estudioso, por isso é superlativo relativo de superioridade.
Agora veja este exemplo: Aquela é a menor árvore da praça, ou seja, entre todas as árvores da praça, aquela é a menor. Assim, temos aqui um exemplo de superlativo relativo de inferioridade.
Não podemos terminar este vídeo sem citar as locuções adjetivas. Uma locução adjetiva é o conjunto de duas ou mais palavras que têm o valor de um adjetivo, geralmente são formadas de uma preposição e de um substantivo. Na maioria das vezes, a locução adjetiva substitui um adjetivo.
Por exemplo: Luz do sol (luz solar), amor de mãe (amor materno), água da chuva (água pluvial). Nas gramáticas, você encontra umas listinhas de locuções adjetivas, dê uma olhadinha lá!
Se vocês notaram estou dando ênfase à parte da morfologia, ou seja das classes gramaticais, pois se você não souber a classe gramatical a que pertence uma palavra, não conseguirá aprender a parte mais complexa da gramática que é a sintaxe, pois depende desse conhecimento.
Se você gostou de aprender sobre os adjetivos, dê um like aqui para mim, compartilhe com seus amigos, faça um comentário aqui embaixo. Também não deixe de se inscrever no canal Português Digital.
Um grande beijo e até breve.