Quer saber a diferença entre denotação e. conotação? Então, fique aqui comigo! Olá, seja bem vindo ao canal Português Digital. Este canal foi criado para ajudar você a aprender Português definitivamente. Eu sou a professora Teresa Cristina, especialista em Língua Portuguesa. E, no vídeo de hoje, vou falar sobre a diferença entre denotação e conotação. Se ainda não está inscrito no canal, faça isso agora. Bem, Se você assistiu ao meu vídeo sobre Semântica, aprendeu que as palavras podem mudar de significado de acordo com o contexto em que aparecem.como ocorre com a palavra Manga, que pode significar o fruto da mangueira ou indicar uma parte do vestuário (manga da blusa). Mas, além dessa característica de determinadas palavras, você tem de ficar atento ao sentido denotativo, o sentido próprio de uma palavra, e o sentido conotativo, o sentido figurado. Como assim, professora. Calma, que eu explico. O sentido denotativo ou denotação é o significado estrito de uma palavra e que é comum a todos os falantes, ou seja, não sofre alterações de acordo com o contexto, nem está sujeito aos valores subjetivos de cada falante, ou seja, representa o sentido próprio da palavra. Assim, quando eu falo. A flor que está plantada naquele jardim é muito cheirosa. Nesse caso, flor só pode significar uma planta e quem está lendo ou ouvindo só pode pensar nesse significado. Mas, no sentido conotativo, a que chamamos de conotação ou sentido figurado, as palavras adquirem um sentido mais amplo, pois, muitas vezes, esse sentido está associado a um conjunto de valores afetivos e pode adquirir inúmeros significados, assim, a palavra flor, no sentido conotativo, pode indicar um tempo em que um ser tem toda a força e vigor, quando eu digo Ele está na flor da idade. Pode significar a parte mais fina, mais sutil de algumas substâncias, como em Flor de farinha, flor de sal. Pode indicar também uma pessoa amável, gentil, como na frase: Aquela moça é uma flor de pessoa. Neste último exemplo, podemos ver bem o sentido figurado, pois, para mim, aquela moça, além de ser amável, também pode ser cheirosa e delicada como uma flor, mas, para outra pessoa,pode ter um significado negativo, quando alguém me diz, realmente, professora, aquela moça é uma flor, pois tem espinhos, trata mal os outros e é arrogante. Viram como a conotação está ligada aos valores individuais? Para mim, ser comparada a uma flor, indica qualidades positivas, para outra pessoa indica qualidades negativas.
Pois bem, em suas dissertações, dê preferência ao sentido denotativo, ao sentido próprio das palavras, pois nesse tipo de texto, trabalhamos a objetividade, em que o nosso leitor tem de ler e entender exatamente aquilo que estou transmitindo e não ficar pensando em inúmeras possibilidades de significados. Já em poemas, crônicas e outros tipos de texto informais, a linguagem conotativa é muito usada, pois trabalha com a pluralidade de significados e dá beleza aos textos, pode fazer parte de comparações e outras figuras de linguagem, como nesta frase de Stendhal, um escritor francês:
“O amor é uma flor delicada, mas é preciso ter coragem de ir colhê-la à beira de um precipício”. Ou seja, é preciso ter coragem para realmente amar.É isso. Gostou do vídeo de hoje? Então dê um like aqui para mim, compartilhe com seus amigos, faça um comentário aqui embaixo e, se ainda não está inscrito no canal, faça isso agora. Ah, não deixe de acionar o sininho das notificações para não perder nenhum vídeo. Um beijo e até breve.